Por Isso Landing Pages São Tão Famosas.

Nesse artigo você aprenderá sobre o que é landing page, por que são tão famosas no meio digital e como ela se integra com os caminhos do seu público alvo.

O marketing digital vem crescendo e ajudando milhares de empresas pelo mundo possibilitando um diálogo mais certeiro e próximo do seu público alvo.

Cada vez mais as pessoas precisam entender sobre essa área caso queiram crescer seus negócios de forma geral.

O que são Landing Pages?

Landing pages basicamente são paginas que tem como foco principal a conversão de seus visitantes. Simples assim.

Lembrando que “conversão” não necessariamente é a venda. A conversão pode ser qualquer ação que você gostaria que seu usuário tomasse.

Por exemplo, se você quer leva-lo para um grupo de WhatsApp ou telegram, que ele entre numa newsletter ou qualquer outra coisa ação, isso pode ser chamado de conversão.

Por mais que sua tradução direta seja “página de aterrissagem”, dentro do marketing digital é também conhecida como “página de vendas”, “página de captura” ou “página de destino”.

Imagine que seu negócio atrai milhares de pessoas mensalmente para sua rede social, por exemplo, Porém, não consegue fazer com que essas pessoas passem de “nível” dentro do seu Funil de vendas.

Atrair muitas pessoas é claro que é ótimo, mas não impacta diretamente o resultado do seu negócio no final do mês, concorda? Como dizem, visitas não pagam boletos hehe.

É ai que entra a bendita Landing Page! Ela é feita e pensada para CONVERTER o consumidor do seu conteúdo em Lead. É mais uma etapa do seu funil. E, se bem feita, pode gerar resultados impressionantes.

Não vamos falar muito sobre funil de vendas nesse artigo, mas um exemplo simples seria: Você entra num Instagram>gosta do conteúdo> clica no link da biografia> entra num grupo de WhatsApp (muitas vezes, essa chamada para o grupo já é uma Landing Page)> Compra algum produto digital/físico.

Por mais simples que seja, isso é um funil de vendas e sua Landing Page tem uma importância bastante relevante para o processo todo.

Landing Page ou Site?

Apesar de parecerem iguais, existe bastante diferença entre Landing Page e site. Como explicado anteriormente a landing page tem sua função específica, conversão.

Já o site, costuma oferecer conteúdo de valor para seu público alvo. O que também é chamado de inbound marketing.

Tipos de landing pages

Landing pages de captura de leads

Esse tipo de Landing page tem como objetivo capturar potenciais consumidores. Sendo usada para obter informações valiosas sobre seu possível cliente como seu e-mail, telefone, nome etc.

Geralmente em troca dessas informações é oferecido algum conteúdo que sua audiência tenha interesse em consumir, como planilhas, e-books, material mais específico, participar de uma newsletter e etc.

Essas páginas podem ser uma ótima opção para iniciar um relacionamento com o consumidor via e-mail marketing por exemplo, uma das grandes vantagens disso é o custo ser bem baixo.

Landing page de eventos

Esse tipo de página, como já diz o nome, serve para organizar informações para um evento no geral. Sendo possível incluir todas atrações, horários, informações aos participantes etc.

Landing page para vendas

Uma página completamente voltada e otimizada para vendas. Agora sim a “conversão” que falamos no início seria a venda, dinheiro no bolso uhuuul.

São usadas para promover uma oferta, sendo assim uma das etapas finais do seu funil de vendas. Sim, o funil pode não acabar quando é feita a venda.

Geralmente essas paginas focam na conversão de um produto ou serviço, por isso não tem elementos que possam distrair a atenção do possível cliente. Veja esse exemplo.

São usadas técnicas de persuasão dentro de um texto que também fala sobre todas informações que o cliente precisa conhecer sobre esse produto, digital ou físico.

Existem Landing Pages super longas, com histórias enormes e Landing Pages que são bem curtas e diretas ao ponto. Ambas tem suas vantagens e desvantagens.

Compõe também várias provas sociais e FAQ’s dento da pagina. Também é super necessário um design bonito e que consiga se encaixar na identidade visual do negócio.

Outra coisa que poucos ainda estão falando e usando (outro segredo rs), é a importância do UX Design dentro dessas Landing pages.

Temos hoje MUITAS paginas de vendas que só são bonitas, mas negligenciaram o poder da experiência do usuário dentro da página. O mercado ainda não conhece, de fato, quanto isso muda para melhor os resultados de uma pagina de vendas.

Se você não sabe o que é UX design e quer ficar a frente do mercado, clique no link ao lado. O que é UX Design?

Com isso conseguimos ter uma base de análise em dados coletados das landing pages, auxiliando o produtor a entender como o cliente se comporta dentro dessas paginas.

Exemplos:

Quais são os elementos de uma ótima Landing Page?

Título

Há dados divulgados de excelentes referências de copywriting como esse, dizendo que apenas 8 de 10 pessoas leem só o cabeçalho (Headline), mas apenas 2 de 10 vão ler o resto.

Levando isso em consideração, não tem como deixar de lado um ótimo título para sua Landing page.

Imagem

Como já foi comentado anteriormente, a importância de uma imagem, design bem feito, é gigantesca numa landing page. Não tem como ter imagens com baixa qualidade ou que não tem relação com o produto/serviço.

Busque procurar ou criar imagens que você saiba que seu público-alvo se identifique, dessa forma causa uma aproximação ao seu possível cliente.

Oferta

Vender bem a ideia ou produto é fundamental para qualquer tipo de conversão. Eliminando pontos de dúvida, criando curiosidade e alinhando expectativas com seu cliente ajuda MUITO no resultado final.

Botão de CTA

CTA para quem não sabe significa “Call-To-Action” ou na tradução, Chamada Para Ação.

Essa chamada para ação é um botão onde o usuário é redirecionado para algum lugar. Como grupo de WhatsApp, grupo de telegram, cadastro de e-mail etc.

Ele precisa estar de acordo com o design do seu negócio e é também um fator muito importante dentro do UX design para direcionar onde o usuário coloca sua atenção.

Provas Sociais

Em uma landing page é necessário ter provas sociais, isso aumenta muito sua conversão. Seu usuário precisa ver que ele também consegue realizar a transformação que é oferecida pelo seu produto ou serviço. As provas sociais podem ser tanto em imagens como em vídeo.

Métricas importantes de uma Landing Page

A ideia aqui é monitorar a performance de suas paginas e fazer melhorias conforme você trata essed dados.

Confira algumas métricas que nos ajudam bastante.

Taxa de conversão

Uma das mais relevantes métricas. Como diz o nome, corresponde a quantidade de usuários que sua Landing page converteu. Seja na venda ou trocando seus dados por informações.

Tempo médio na página

Um outro ponto bastante importante é o tempo que o usuário passou dentro de sua landing page.

O usuário percorreu o caminho todo planejado pelo seu funil de vendas, mas ele está tomando as ações necessárias? Ou apenas abrindo e fechando a pagina?

Dependendo do estilo de landing page, um tempo médio na pagina não é necessariamente ruim. Pois pode conter poucos textos e um CTA. O objetivo ali é justamente que o usuário não passe muito tempo e tome ação.

Por outro lado se você optou por uma Copy grande e o tempo médio na pagina for abaixo do normal para a leitura, pode ser ruim para suas conversões.

Existem dados que dizem que a cada 1 segundo a mais no carregamento da pagina, ela perde 11% nas visualizações. A satisfação do cliente também diminui para 16%.

Como pode ver impacta diretamente na experiência do usuário, que faz parte do UX Design de sua landing page.

Essa ferramenta do google analisa a velocidade da página.

Visitantes únicos

Corresponde a quantidade de pessoas que visitaram sua página, independente da quantidade de vezes.

Taxa de rejeição

Taxa de rejeição ou bouce rate é a porcentagem de pessoas que abrem sua pagina, mas não interagem.

Existem dados que dizem que a cada 1 segundo a mais no carregamento da pagina, ela pede 11% nas visualizações. A satisfação do cliente também diminui para 16%.

Como pode ver impacta diretamente na experiência do usuário, que faz parte do UX Design de sua landing page.

O que são as Páginas de Obrigado?

Nessa etapa a pessoa já converteu, você já tem os dados dela e pode começar a trata-los.

É a etapa final do processo de conversão de visitantes em Leads, mas pode ainda não ser o final do seu funil. Ou se preferir, fazer com que esse Lead participe de outros funis que você oferece.

Após a venda, a pessoa é redirecionada para uma página de obrigado ou “Thank You Page”.

É o primeiro contato que o novo lead terá com a empresa, nessa pagina é mostrado um vídeo ou texto de agradecimento pela compra e alguns passos que a pessoa precisa tomar para poder acessar o conteúdo.

Não deixar o Lead “na mão” é muito importante. Ele chegou até aqui, confiou no processo de vendas da sua empresa, nada mais justo que deixado bem informado para o que irá acontecer. Seja liberando o link via e-mail para download do e-book, confirmação que ele irá participar do evento ou até mesmo que algum representante comercial entrará em contato nas próximas horas.

Essa experiência de não saber o que fazer é horrível e piora muito a experiência do usuário dentro do seu ambiente.

Também são muito importante para geração de novos negócios. Ali na página de obrigado você pode oferecer outros materiais que tenham relação com o produto que ele acabou de adquirir.

Levar o usuário de volta para seu canal de informações, seja no youtube, blog ou Instagram.

Existem várias possibilidades que mantêm o usuário em contato com você e cada vez mais, aumenta sua chance de vender mais produtos para um mesmo cliente! Isso tem um nome, chamamos de LTV, significa “Life Time Value” ou “valor do tempo de vida” do cliente.

O LTV mede quanto a empresa faturou com o mesmo cliente durante o relacionamento dele com seu negócio.

Como divulgar Landing Pages?

Mídia paga

Você com certeza já viu um anuncio “patrocinado” no Instagram, facebook ou youtube. Muitas delas, talvez a maioria, te leve para uma Landing Page!

Com a mídia paga você pode alcançar seu público mais rapidamente do que usando Tráfego orgânico caso você esteja começando e não tenha uma audiência em uma rede social por exemplo.

Com certeza vale o teste.

Mídias sociais

As redes sociais hoje em dia tem um potencial enorme e a grande maioria das empresas usa isso em seu funil de vendas. Nas mídias sociais o nível de engajamento é bem alto, cria uma conexão mais próxima com o usuário e isso facilita muito a jornada dele para virar um Lead.

Se já tem uma certa autoridade e audiência em redes sociais, é uma ótima opção para criar suas ofertas e trazer mais pessoas para sua Landing Page.

Aqui também entra o trabalho dos influencers, você pode contratá-los para fazer uma parceria ou apenas promover seu produto/serviço.

E-Mail

Muitos acham que o e-mail marketing acabou, há anos dizem que as pessoas não vão mais usar e-mail….E continua rendendo ótimos resultados.

E-mail marketing permite que você distribua conteúdo relevante para sua base de contatos e fortaleça seu relacionamento com o consumidor.

Você sempre pode divulgar e-mails para um novo material (novo post, novo vídeo, novo produto etc.) É uma ótima forma de ofertar para sua base de Leads sem gastar mais dinheiro.

Exemplos de landing pages de sucesso

Agora você aprendeu o que é landing page e sua importância para o negócio.

Aqui na Roiter Mídia nós desenvolvemos Landing Pages direcionadas para seu público alvo, focando em UI e UX para seu negócio.

Muito obrigado pela leitura, espero que esse post tenha te ajudado de alguma forma.